terça-feira, 28 de outubro de 2008

Que culpá tem o pau bosta?


Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2008

Que culpa tem o pau bosta?

Segundo um leitor do jornal o globo e morador – claro -- do Leblon, pediu para que fossem retiradas das vias públicas a espécie arbórea chamada Sterculea foetida, árvore conhecida como peroba-bosta. Quando ela produz flores, ela também exala um cheiro forte para atrair as suas respectivas espécies que farão a natural polinização e assim, ajudarão na perpetuação da espécie. Nada além do que qualquer tipo de ser vivo o faça.

O que é mais triste é de pensar porque o mesmo não reclama do fedor de água poluída que paira no ar no Jardim de Alah. Por que este indivíduo não cria uma campanha forte e crítica e que busque solucionar o problema da poluição das águas cariocas? A baía está completamente poluída, quase que andável sobre ela. As praias não ficam muito longe – a diferença é que não vemos a olho nu.

O próprio bairro do Leblon está cercado por canais, completamente poluído e que caem justamente na praia que o mesmo deve freqüentar. A lagoa está quase sem vida, cheio de algas a olho nu, avisando que se continuar assim, elas continuarão a se proliferar cada vez mais, matando qualquer tipo e vida por falta de oxigênio.

Como diria uma amiga: Francamente meu caríssimo cidadão.

Um comentário:

Marcos de Souza Dias disse...

O nome correto dessa arvore é Cupiuba, ou Goupia Glabra, tb conhecida como "peroba bosta".