quarta-feira, 29 de outubro de 2008

a importância do verde para o ser vivo.


A importância de ter um jardim

Quem não adora um jardim? Pequenos ou grandes, todo verde ou de mil cores, jardins relaxam, aquietam o espírito, dão energia e embelezam o ambiente. Sem contar na função depuradora de uma planta.

O meio ambiente tem um fator decisivo no estabelecimento do micro clima local, diminuindo a reverberação do sol, cuja intensidade luminosa se tornaria molesta e cujo reflexo calórico em qualquer país tropical, é sumamente desagradável. Prova disto é que, em ruas sem arborização e, em dias de sol muito forte, o lado batido pelo sol é quase deserto, e o lado sombreado recebe os pedestres. Se houvesse uma política de arborização planejada nas cidades, o verde, que tem uma ação equilibradora do clima, absorvendo a luz e o calor, as vias públicas seriam mais agradáveis. Além de atenuar os extremos da temperatura e reduzir a reverberação da luminosidade, o verde ainda age poderosamente no equilíbrio da umidade atmosférica. Somando a área de cada colmo e cada folha, obtêm-se uma diminuta fração no ar atmosférico, que dentro da planta é aproveitado no processo da fotossíntese, onde se produz a matéria orgânica, transformando-as em substâncias necessárias. Neste processo surge como resíduo outro gás, o oxigênio que se desprende das plantas, agindo como depurador do ar e fornecendo à atmosfera a substância mais importante para a vida do ser humano e dos animais – oxigênio-. Ao mesmo tempo, desprende-se da planta um vapor d’água: quanto mais quente for o ambiente, maior a quantidade de água fornecida pelas folhas que, sob certas condições chegam a murcharem com a desmedida perda d’água. Este vapor condensa-se no ar quando em contato com o gás carbônico, com micróbios, fumaça e outras impurezas, formando uma gotícula de orvalho, que pela sucessiva condensação de mais vapor d’água, se torna maior e mais pesada, acabando por cair no solo. Daí a função depuradora e o valor higiênico das plantas. Ela filtra o ar atmosférico.

Faça a sua parte, aproveite os meses de novembro e dezembro - primavera nos trópicos - e se prepare para os dias quentes de verão.Justificar completamente

Nenhum comentário: