segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cidade dividida.

A tal cidade maravilhosa que muitos falam existir no Brasil... seria o Rio de Janeiro.
Moro nela há 6 anos... e só vejo as maravilhas da zona sul e as possíveis maravilhas da zona norte.... oeste.. central. Não conheço uma única área pública na zona sul, que esteja abandonada. seja por iniciativa do estado, ou por "incentivo" particular. Já na áreas longínquas da tal "cidade maravilhosa" -- sim..pois o que me parece é que, quando se fala de cidade maravilhosa, todos se referem à zona sul: Leblon, Gávea, Jd. Botânico, Ipanema e até Copacabana --, passando esses limites, vê-se uma cidade falida... largada.. sem poder público.
Um dia desses li numa coluna de jornal -- aliás coluna social , coisa mais ridícula do mundo que dá assunto pra manga futuramente --, que a nova diretora da conlurb estava feliz da vida por ter recuperado o parque que ela crescera e brincara toda a sua infância. Fui ver que parque era esse e onde se localizava. "Parque Guinle' localizado em Laranjeiras... bairro dos "Cools da tal "Cidade Maravilhosa".
Fiquei indignado, pois estava lendo essa tal coluna no banheiro e lá em Parada de Lucas. Um bairro esquecido pelo estado desde que fora "criado". Tem uma praça com algumas mudas de Chamedorea e uma terra batida com uns equipamentos completamente abandonados. Me lembrei também do antigo zoológico do Rio de Janeiro, localizado no Grajaú. Passo por ele sempre quando pego o 639. Uma área com um potencial enorme pra virar um parque público com equipamentos para crianças... jovens.. adultos. Passa até um rio por ele... que as crianças nadam naquela água fétida.
Eu como um Antropólogo, paisagista e um urbanista autodidata, me entristeço toda vez que vejo uma área degradada como todas as áreas existentes e longe da "cidade maravilhosa".
diretora de gabinete... Você conhece toda a Cidade maravilhosa?

Nenhum comentário: