domingo, 10 de maio de 2009

Dia das Mães?

Eu me lembro quando era um fedelho e morava com meus pais, que dias das mães significava sair com o pai pra comprar presentes pra ela. Talvez em muitas famílias, esse sair pra comprar presente com o pai - é a única vez durante o ano - que o pai sai com o filho. Tudo bem que tinha àquele ritual todo de escolher os presentes, comprar escondido dela e tudo e tal... mas sair e ter esta intimidade com o pai, deveria acontecer mais vezes. ALmoçar fora então era uma delícia. Íamos sempre em um restaurante chamado Spindorello. Passava um riacho com uma roda que fazia com que um pilão ernome, preparasse a farinha de milho que acompanhava os frangos de diversas maneiras. Voltávamos pra casa, assistíamos um pouco de tv e acabava o domingo.
Depois que me mudei de casa aos 18 anos.. isso tudo se foi. Eu mesmo às vezes, comprava um presentinho pra Titi, e quando podia, viajava pra ter com ela.
Hoje, saí de casa às 09:00 hs, e comecei a perceber o movimento nas ruas do bairro. Um furdunço numa banca de flores na esquina de casa fizera com que o barraqueiro chamasse, inclusive a sua mãe, pra ajuda-lo. Gostei de ver àquelas pessoas todas querendo comprar flores mesmo que seja só por hoje... neste então Dia das Mães. Durante todo o trajeto do ônibus - que passa por quase toda a zona norte - inúmeros filhos, esposos... compravam flores. ALgumas até artificiais, mas de qualquer maneira, como disse um amigo " vai ver que a humanidade está ficando mais sensível". A cada parada do ônibus, famílias todas bem vestidas, com suas crianças animadíssimas, íam pra casa ou para algum lugar, terminar de fazer o tal ritual de Dia das Mães. Eu estava fazendo o mesmo... Colocara uma calça jeans, uma camisa com um abrigo nos ombros e lá fui pra casa da minha "mãe" carioca.
Mas o que mais me chamou a atenção, era a cara das crianças que andavam sem as mães, com seus pais... umas caras de assustados... como se ao fazer alguma coisa, o pai já o chamaria a atenção. Então pude ver que continua sendo do mesmo jeito de quando da minha infância... sair com o pai..só às vezes. Por quê será?
Ouvi uma mãe falar para seu filho: "Olha...se você não parar...vou chamar seu pai! "
Veio a resposta que me perturbava a viagem inteira de ída e volta: Pai significa O Absoluto!
E a Mãe?
deixo à baila!

Um comentário:

A.Nanda disse...

no meu caso ouço dizerem: vou chamar a sua mãe...