quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pois é.... é aqui que estou. Terra de Noel Rosa. Vila Isabel.

Depois de anos de Zona sul, a tal cidade maravilhosa que quase todos falam.... resolvi e por uma oportunidade, vim morar na zona norte. Vila Isabel... Terra de Noel.... eternizadas nas frases melancólicas e sambadas do grande compositor que conseguiu expressar seus sentimentos e sua vivência pelas ruas e bares do bairro.
Ruas e bares esses que me fascinaram por assim me facilitar o acesso às pessoas verdadeiramente receptivas... cariocas... nem tão cariocas como a própria etimologia da palavra, mas pessoas verdadeiramente humanas se você pode me entender. Aqui a hipocrisia passa longe.. a futilidade nem chega perto a não ser num celular da Nem.
Eu saí do Leme numa sexta-feira santa pela manhã num chevrolet antigo.... com meus livros... minhas roupas... minhas plantas e o Pera. Atravessamos o túnel Santa Barbara e o Pera sempre desesperado ( talvez por estar saindo da ZS e voltando pra ZN. ) miava de um jeito nunca antes miado. Mas aos trancos e barrancos (ou seria buracos) chegamos na vila em grande estilo.... numa manhã linda...ensolarada... e com um burburinho nas ruas. Levei tudo para dentro do apartamento luxuosíssmo da família Vieitas Pinto que me cedera com o maior carinho. Um ap grande... com uma varanda gostosa e com uma vista bem ampla do vale da Vila Isabel.
inevitavelmente pensei e visualizei àquela Vila de quando a tal Isabel deve ter morado aqui... cheio de riachos descendo do morro do Grajaú e os pássaros sobrevoando. Quando de repente uma revoada de Maritacas nos surpreende e param aqui nas copas dos maravilhosos Flamboyant avermelhados da praça que agracia minhas vistas.... e cantam sem parar. Avisando geral que estão feliz pelo dia estar terminando.
Lágrimas saíram sem querer de minhas entranças e no dia seguinte as mesmas Maritacas me avisaram que o dia iria começar.
E assim tem sido o começo de uma história num bairro cheio de histórias com pessoas cheias de histórias que vão fazer de minhas estada por aqui... uma Grande História.
Minha e do Pera é claro... pois ele não me deixa nem um minuto, só... e nem eu consigo deixa-lo aqui por muito tempo, só. Pois só não fazemos a história.

Um comentário:

Cris disse...

Vila Isabel? Vila Isabel é o máximo, pode crer que vc vai se apaixonar...e me convide pra um chopp e um samba rs, beijos!!!